domingo, 15 de fevereiro de 2009

Duatlo das Lezírias





































No passado Sábado arrumamos as trouxas e rumámos a sul. Destino, Vila Franca de Xira. Missão, participação na 1ª competição de Duatlo Jovem. Na bagagem levávamos 5 jovens, dos quais 4 iriam fazer a sua estreia. O que ia nas suas almas?

Às 10h02 já o Jacinto estava à minha espera no local de encontro à saída de Ílhavo. Às 11h paramos para almoçar (que estranho, almoçar tão cedo?! Não se esqueçam que as provas tinham início às 14h30...digestão).

Às 12h00 voltamos à estrada e às 13h e pico já lá estavamos. O circo estava montado, muito gente à nossa espera :-))
O dia estava excelente, muito soalheiro, a temperatura a rondar os 20º e praticamente sem vento (a zona normalmente é propício ao vento).

As provas combinadas, duatlo/triatlo, têm sempre uma logistica complicada por causa da geringonça de duas rodas. E com míudos à mistura ainda pior. É necessário explicar/reconhecer o percurso com eles, fazer o check-in, instalar a bike de forma a que seja fácil fazer a transição, acalmar os nervos, o chichi de última hora, dar a volta à angustia dos putos tipo "eu não estou preparado para isto", ...
Sem dúvida que é um desafio grande e estimulante. A ambiente dos treinos é bem diferente e menos exigente para nós e para eles.
Mas vamos lá às provas.

Benjamins fem.
Participaram a Inês e a Grazielly. Penso que correu bem, a Grazielly acabou em 5º lugar com o capacete na cabeça, quando se lembrou dele já não valia a pena voltar atrás. Foi uma boa estreia. A Inês terminou em 11º, no retorno do percurso da bike caiu mas lá se levantou e para a frente é caminho.

Benjamins masc.
O Miguel esteve sempre animado, pena que tenha feito o segmento de ciclismo numa mudança muito baixa. Terminou em 22º e concerteza que foi uma experiência positiva para ele.

Infantis fem.
A Madalena fez também a sua estreia, e logo no início ia muito descontraída e com cara alegre (eu até achei alegre demais). No entanto desistiu logo a seguir, sem que tenha chegado ao parque de transição. Vamos ver o que o futuro nos (lhe) reserva.

Juvenis masc.
O Filipe esteve a tarde toda à espera da sua prova (foi a última, já o sol estava baixo), concerteza que estava com grande expectativa. O primeiro segmento foi feito com grande cautela, no ciclismo passou por muita gente, o terceiro passou mais uns quantos (foi de trás para a frente). Concluiu em 22º. Ficou muito satisfeito com a experiência e concerteza que agora está mais confiante para fazer o primeiro segmento mais rápido para amealhar mais umas posições (não te esqueças da sessão de corrida na 2ª à tarde). Temos duatleta!

Quando os mais novos concluíram as suas exigentes provas ainda estavam capazes de realizar outra não menos exigente fisicamente, ora vejam no vídeo o que é? parece fácil mas garanto-vos que não é, e tive que ser eu o juiz da prova e mandá-los parar!
Balanço final, foi muito positivo. Os miúdos divertiram-se e concerteza que não se vão esquecer deste dia. Isto é o mais importante, não são as classificações, no entanto eles têm sempre as suas expectativas, os seus rivais, as suas metas. Para mim apenas quero que eles evoluam (ao ritmo de cada um) com o nosso trabalho semanal.

Bem hajam!

Um comentário:

pitarmap disse...

Para a malta de Aveiro mais própriamente Ilhavo, sucesso e exitos desportivos para todos os atletas, que mesmo sem apoios conseguem fazer aquilo que mais gostam.........DESPORTO.
Até Grândola!