sexta-feira, 7 de agosto de 2009

16/5, Évora, campeonato nacional Jovem de Triatlo


As minhas desculpas a todos pelo atraso na actualização do Blog.

No passado dia 16 de Maio rumamos a Évora, cidade que não conheço e esta ida não me deu oportunidade para tal.

Começo desde já por dar parabéns à organização deste evento de Sábado, em que juntaram jovens, militares (triatlo militar) e uma prova do circuito regional Sul. A mistura destas diferentes realidades é positiva para toda a família do triatlo.

Saímos (Filipe, Inês, Mariana, Jacinto e eu) daqui cedo para que podessemos almoçar pelo caminho. Chegados ao local da prova, complexo de piscinas municipais de Évora, a preocupação é sempre a mesma, reconhecimento dos percursos, parque de transição, explicações repetidas aos atletas (com a diversidade de percursos por escalão ainda dificulta mais).
A água da piscina estava de facto fria, apesar de boa temperatura ambiente.

A primeira a entrar em acção foi a Inês (Benjamin). Ela nem quis aquecer na piscina, entrou directa na altura da partida.
A natação continua a ser um "drama" para ela e finaliza a corrida sempre muito queixosa (penso que não é defeito é feitio!). Ficou em 5ª em 8 finalistas.

A Mariana (Infantil) já teve mais concorrência, ficou 8ª em 12 finalistas. O ciclismo era suficientemente técnico para lhe atrapalhar um pouco. Havia a necessidade de alterar a mudança da bicicleta ao longo do percurso, coisa que a "juventude" ainda não realiza com destreza e depois sofre com isso, ou está muito leve o andamento (e as outras passam por nós com facilidade) ou está muito pesada (e o corpo é que paga mais tarde do esforço).

Por fim o Filipe (Juvenil), ele que tem já várias participações e que já tem algumas referências.
O percurso de ciclismo, BTT, também tinha alguma dificuldade técnica. Nesta prova já pude observar vários jovens com bastante domínio, técnica e até audácia.
O Filipe concluiu a sua prova em 21º em 36 finalistas.

Após o final das provas jovens foi tempo de desfrutar do complexo, nomeadamente da piscina de saltos, enquanto que eu e o Jacinto iamos vendo as restantes competições da tarde. O regresso a casa vinha a seguir.

Nenhum comentário: