domingo, 23 de novembro de 2008

Formação de triatlo

A época de defeso ainda não terminou ao nível da formação.
No passado dia 31/10 iniciei o curso de treinador de triatlo nível II na federação de triatlo.

A expectativa era grande, tinha frequentado o curso nível I em 2004. Entretanto em 2006-2007 tive a experiência de trabalhar com o Hugo Ventura, às tantas comecei a sentir que precisava de saber mais sobre o treino da modalidade. Em 2006 houve o curso mas eu não estava por cá, nesse altura andava entre Ílhavo e São Paulo, mas quando soube que existia o curso este ano não hesitei. Inscrevi-me e estava em contagem "decrescente" à espera do dia. Ia ouvir os treinadores do Vanessa e do Bruno Pais, ia "beber" os seus ensinamentos. Os tais que treinam a que já foi campeã do mundo e actual vice-campeã olimpica.
Estas acções de formação têm várias vertentes, reencontramos alguns colegas que participaram comigo em 2004 o nível I e trocamos experiências com outros treinadores de triatlo, seja de jovens triatletas seja de séniores. Reencontrei o Rui Dolores e o Rodolfo. O Rui continua a ser apenas atleta, e dos bons, este ano foi 3º Sub-23 no campeonato nacional. O Rodolfo era treinador de natação do Belenenses, agora é o técnico da escola de triatlo do clube Olimpico de Oeiras. Felizmente temos muito sangue novo no triatlo, estou certo que o Rodolfo irá descobrir/formar muitos bons triatletas e o Rui irá ainda amealhar bons resultados.
As aulas desenrolam-se entre sexta-feira a partir das 20h00 e o início da tarde de Domingo. Levei o equipamento para correr um pouco, foi bem pensado. No Domingo de manhã fui com os meus colegas de quarto (ficamos alojados no CAR-Centro de Alto Rendimento no Jamor), o Rui Dolores e o Ricardo Paixão. Fizemos 40/50 min antes da nossa aula das 9h00. Eles têm um ritmo nas pernas bem diferente do meu, para melhor. Para a semana estarei melhor! Foi uma oportunidade para revisitar a pista de tartan do estádio nacional, onde participei no campeonato nacional de Juvenis em 1985!

Um comentário:

pitarmap disse...

Bom dia, é com muito agrado que vejo que a cidade de Aveiro, Beira Mar vai ter uma equipa de triatlo e , ainda mais que aposta na formação de jovens. Gostava de saber qual o clube em que praticava atletismo em 1985 ano em que foi campeão juvenil.