Foi no longinquo (estou a exagerar um bocadinho...) ano de 1984 que ocorreu o primeiro triatlo de Portugal.
Nesse tempo os equipamentos eram outros, o nível dos atletas nos três segmentos era bastante desiquilibrado. Ainda não havia em Portugal verdadeiros triatletas. Como curiosidade apenas um atleta, Paulo Alves, foi filinalista das 27 edições do triatlo de Peniche. Bem hajas Paulo.
Vamos à participação dos jovens triatletas do CAPGE.
Após os resultados obtidos pelos juvenis em Aveiro (São Jacinto) a expectativa para o aquatlo de Peniche era grande.
A participação na prova era grande, 29 finalistas femininas e 39 masculinos.
Efectuamos o reconhecimento a pé do percurso da corrida e depois o check-in no parque de transição.
Ana Luísa e Beatriz Silva eram a juvenis e Luis Gordinho e João Oliveira os juvenis. Nuno Lima e José Gonçalves iriam participar no triatlo, o 1º a contar para o nacional Júnior e grupos de idades, enquanto que o 2º apenas no nacional grupo de idades.
No final do segmento de natação do aquatlo verifiquei que as coisas não tinham corrido como esperado. O João saiu um pouco atrasado e a Beatriz também. No entanto o João recuperou vários lugares na corrida e concluiu num brilhante 4º lugar. A Ana Luísa fez boa uma prova, a confirmar o bom triatlo de Aveiro, ainda teve tempo de passar a Beatriz (a contas duma teimosa dor abdominal) na corrida, concluindo em 6ª e 8ª respectivamente. Luis Gordinho concluiu em 28º.
Em tom de reconhecimento uma palavra especial para uma atleta especial, Luisa Condenço. Tem ganho praticamente tudo desde a época passada (curiosamente a Beatriz ganhou-lhe no aquatlo dos Belenenses em 2009). Nesta prova voltou a confirmar o seu querer e garra numa prova sem ciclismo onde ela é bastante forte e onde esperava mais dificuldades, não é fácil ganhar tantas vezes com tão tenra idade. Parabéns.
Nuno Lima esteve presente na competição após uma gastroenterite. Teve uma performance abaixo do que pode fazer e ainda teve uma queda na parte final do ciclismo. Concluiu em 25º entre 30 finalistas, 86º na classificação geral de entre 223. Os juniores têm tido nos últimos anos uma subida sustentada no nível competitivo. Isso pode se comprovar nas classificações absolutas dos triatlos por esse país fora. Em Peniche o 15º Júnior ficou em 28º na geral e o 10º em 13º!
José Gonçalves ficou na 111ª posição, com as suas horriveis prestações no ciclismo (sim, isto é uma auto-crítica).
Até Oeiras (um triatlo onde tenho boas memórias, o 1º pódio do Hugo Ventura em 2007).
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário