Mais uma boa iniciativa da FPA, Federação Portuguesa de Atletismo. Sem dúvida que a aposta é grande na divulgação e promoção de boas práticas no treino de atletismo para jovens. Quem pensava que a FPA não apostava na evolução do atletismo jovem como a base da evolução global da modalidade estava bem enganada. Eu era um deles! No entanto temos que reconhecer que o nível técnico, médio, da classe de treinadores não é a melhor. Felizmente que vamos tendo alguns oásis no meio do deserto, o Nélson Évora é um exemplo disso.
A FPA organiza anualmente este seminário, já vai na terceira edição. Estão presentes todas as associações do país bem como os melhores técnicos nacionais. Convido a todos os que se interessam pelo atletismo, e em particular com o treino de jovens a participarem em próximas edições. O nível das intervenções é muito bom, apenas tenho pena não ter estado presente no Sábado de manhã (estive no treino com os jovens do Beira Mar). Na parte da tarde a intervenção que me mais impressionou foi a do Vice-Presidente Prof. Jorge Vieira, "Reinventar o Atletismo Juvenil". De facto não há nada a reinventar, apenas colocar em prática tudo o que todos nós sabemos como deve ser o atletismo Jovem.
No Domingo houve duas sessões práticas no expo parque de Pombal, onde se encontra montada a pista coberta utilizada no Mundial de Lisboa.
Uma sessão de treino de força (prof. João Abrantes) e outra de velocidade e barreiras (prof. João Ribeiro). Foram muito interessantes e de facto tudo aquilo que ali foi dito pode e deve ser aplicado a jovens de qualquer sector do atletismo (ia mais longe e diria que para o desporto em geral). Coloquei um pequeno vídeo da 1ª sessão.
Aguardo pelo seminário do próximo ano...
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário