quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Formação? sim obrigado

Nesta altura de "defeso" ou de transicção entre duas épocas, aproveito para participar em acções de formação ligadas ao treino. A teoria do "sei que nada sei" é correcta, temos a aprender uns com os outros, mais ainda com os "gurus".

O périplo teve início a 13 e 14 de Setembro, participei numa Clinic de natação para master organizada pela federação de Natação em São João do Estoril. Este gajo anda a enganar-nos, diz no blog que se dedica ao treino de jovens e foi a uma clinic de masters!
Pois é... mas o formador era um americano com bastante experiência para partilhar connosco, Rick Powers. Foi bastante cativante, conciliou a componente teórica com a prática (todos na água a aprender drills/educativos dos 4 estilos). Confirmo que, em Portugal, em termos de natação ainda temos que evoluir e aprender com quem sabe.

A 3 e 4 de Outubro participei numa acção de formação, organizada pela associação de atletismo de Aveiro, sobre o treino do Meio fundo, cujo o formador foi o Prof. Pedro Rocha. Foi teórica mas bastante formativa.

A 18 de Outubro participei numa acção de formação prática na pista de atletismo da universidade de Aveiro. O tema era "o treino de velocidade", leccionada pelo Prof. José Santos. O José Santos é um técnico com uma vasta experiência de treino de vários atletas no sector da velocidade, barreiras e saltos. Ele esteve ligado aos bons velhos tempos (nomeadamente anos 80 e iníco dos 90) de sucesso da secção de atletismo do Beira-Mar. Neste momento é técnico nacional da área da velocidade e estafetas da Federação Portuguesa de Atletismo.
Foi à procura de umas dicas novas para o treino dos meus pupilos. Excedeu as minhas expectativas, foi bastante proveitoso. Abriu o livro, não tem nada a esconder. Obrigado Zé!


Nenhum comentário: